Engenharia Solidária contra a Covid-19

A Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) divulgou nesta terça-feira, 30, nota em que conclama engenheiros e empresas de engenharia a participarem ativamente das ações de combate à Covid-10, particularmente apoiando no que estiver ao alcance de cada um – engenheiros e empresas – para que todos sejam informados sobre a importância da vacinação. “Cabe às empresas e, em especial, às do nosso setor de engenharia, esclarecer e motivar seus funcionários a se vacinarem, tão logo isso seja possível. Visualizamos os canteiros de obras, as unidades industriais da engenharia e os escritórios de campo como centros de irradiação das boas práticas da prevenção e dos protocolos para estancar a propagação da doença”, diz a nota, que é assinada pela presidente da instituição, Virgínia Campos. A íntegra da nota é a seguinte:

“A contribuição da Engenharia para o enfrentamento das doenças que acometem o ser humano tem sido, ao longo dos anos, significativa e determinante. Ela perpassa nossas vidas de várias formas, desde os sistemas de saneamento básico à sofisticada gama dos equipamentos para diagnósticos médicos.

Neste momento de Covid-19, acompanhamos a rápida mobilização para disponibilizar equipamentos, como os respiradores, e as soluções para a urgente demanda de instalações hospitalares e de logística para o dimensionamento das redes de abastecimento na saúde.

Lamentavelmente, quando o grande esforço de disponibilizar as vacinas ao público em geral começa a dar resultados, um novo surto da doença irrompe de forma mais trágica e com enorme crescimento do número de casos de pessoas infectadas e de vítimas fatais.

A realidade mostra que o combate ao risco da propagação da doença impõe à economia uma carga pesada, sobretudo se considerarmos que vínhamos de uma situação já fragilizada quanto a empregos em setores como o das obras de infraestrutura. Por isso, é necessário reconhecer que vivemos um cenário de calamidade sanitária, social e econômica.

Um aspecto relevante, que nos parece estar em curso na compreensão da população, é a importância da vacinação no combate à Covid-19. Na medida em que maiores lotes de vacinas venham a ser disponibilizados, é importante assegurar a todos ampla divulgação e conhecimento acerca dos benefícios da vacinação.

Nessa linha, cabe às empresas, e em especial às do nosso setor de engenharia, esclarecer e motivar seus funcionários a se vacinarem, tão logo seja possível. Visualizamos os canteiros de obras, as unidades industriais da engenharia e os escritórios de campo como centros de irradiação das boas práticas da prevenção e dos protocolos para estancar a propagação da doença.

Está clara nossa responsabilidade para unir forças e promover a aceleração das medidas de controle da pandemia. Precisamos ir além das fronteiras de nossos escritórios e canteiros e ampliar o conhecimento e o compartilhamento de boas práticas e de esforços comuns.

Nesse sentido, a SME se propõe a ser um ponto de irradiação de conhecimento e das boas práticas compartilhadas entre empresas e profissionais da engenharia. Queremos motivar as empresas e as equipes de engenheiros, arquitetos e agrônomos a mostrarem o que vêm fazendo contra a pandemia, a exemplo das inovações no apoio às equipes em seus novos ambientes de trabalho.

Apoiamos o movimento “Juntos pela Vacina” e, colocamo-nos – diretoria e corpo técnico – à disposição dos engenheiros, das empresas de engenharia e das autoridades sanitárias para o trabalho de mobilização contra a Covid-19, inclusive pelo uso de nossas instalações, localizadas à Rua Timbiras, 1514, no Centro de Belo Horizonte, como posto de vacinação contra a doença, se assim demandar o planejamento de vacinação.

A união de esforços nos levará mais rapidamente à vitória sobre a Covid-19.

Visite nosso site e contribua. Leve também uma boa prática ao seu ambiente de trabalho.

Este é o desafio a que conclamamos todos!

Virgínia Campos Presidente da SME”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *