Home / Destaque / 11 de dezembro é o Dia do Engenheiro. Saiba por que

11 de dezembro é o Dia do Engenheiro. Saiba por que

 

O impasse pela regulamentação da profissão de engenheiro, tinha origem da interpretação de alguns que sustentavam que a regulamentação da profissão de engenheiro feria o artigo 72 da Constituição da República, de 1891, que garantia a todos o livre exercício de qualquer profissão.

Foram anos de muita luta, até que na década de 20, com o crescimento e valorização do concreto armado e da eletricidade, cujas especialidades não eram do domínio de leigos, cresceram as ações e justificativas para que a profissão fosse regulamentada, no entendimento de que o garantido pela Constituição era a liberdade de escolha de qualquer profissão, mas que deveriam criar leis restritivas para salvaguardar a vida, a saúde e a propriedade dos cidadãos.

Mesmo assim, vários estados foram criando sua própria regulamentação e só em 11 de dezembro de 1933, a regulamentação das profissões do engenheiro, do arquiteto e do agrimensor se efetivou em caráter nacional, pelo Decreto Federal no. 23.569, criada por uma comissão nomeada pelo Ministério do Trabalho em abril de 1933, da qual fazia parte uma representação da Sociedade Mineira de Engenheiros. Desde então, o dia 11 de dezembro passou a ser considerado o Dia do Engenheiro.

Sobre CPD

Veja Também

Home office gera novos negócios para engenheiros e arquitetos

O avanço do home office trouxe mudanças significativas para a configuração das cidades. Mas está …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.