Home / Destaque / Apesar da chuva, reservatórios de hidrelétricas ainda continuam precisando de muita água

Apesar da chuva, reservatórios de hidrelétricas ainda continuam precisando de muita água

Embora a região Sudeste do país esteja recebendo um grande volume de chuvas este ano, a maior parte dos reservatórios das principais usinas hidrelétricas brasileiras opera ainda com um volume de armazenamento de água inferior à metade de sua capacidade. De acordo com informações desta quarta, 12, do Operador Nacional do Sistema (ONS), dos 32 principais reservatórios, a maior parte (22) operava com a água ocupando menos da metade da capacidade total.

No reservatório da usina de Nova Ponte, no Triângulo Mineiro, água ocupa apenas pouco mais de um quinto de sua capacidade. Foto: reprodução TV Integração

Em Minas Gerais, onde as chuvas estão sendo abundantes este ano, há casos críticos, como os das usinas de Nova Ponte e Emborcação, ambas na região do Triângulo. Nelas, os reservatórios estão com cerca de um quinto de sua capacidade de armazenamento – 18,99% em Emborcação e 22,59% em Nova Ponte. Das 20 usinas que compõem o Sistema Centro-Oeste/Sudeste, em mais da metade, 11, 0 nível de água ainda estava em menos de 50%.

Em todo o país, o recorde de enchimento pertence ao lago da usina de Três Marias, na região Central de Minas, que está com 78,8% de sua capacidade ocupada, depois de enfrentar seguidos anos com um nível muito baixo de água. No extremo oposto a Três Marias está a usina de Machadinho, no Rio Uruguai, no sul do país. Lá, apenas 12,2% da capacidade de armazenamento do reservatório está preenchida.

Para saber a situação de todos os reservatórios, clique aqui.

 

 

Sobre CPD

Veja Também

Engenheiros pedem cuidado na reconstrução das áreas afetadas pelas chuvas

Passada a temporada das chuvas fortes, a prefeitura anunciou, na última semana, o início da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.