Home / Destaque / Apesar da chuva, reservatórios de hidrelétricas ainda continuam precisando de muita água

Apesar da chuva, reservatórios de hidrelétricas ainda continuam precisando de muita água

Embora a região Sudeste do país esteja recebendo um grande volume de chuvas este ano, a maior parte dos reservatórios das principais usinas hidrelétricas brasileiras opera ainda com um volume de armazenamento de água inferior à metade de sua capacidade. De acordo com informações desta quarta, 12, do Operador Nacional do Sistema (ONS), dos 32 principais reservatórios, a maior parte (22) operava com a água ocupando menos da metade da capacidade total.

No reservatório da usina de Nova Ponte, no Triângulo Mineiro, água ocupa apenas pouco mais de um quinto de sua capacidade. Foto: reprodução TV Integração

Em Minas Gerais, onde as chuvas estão sendo abundantes este ano, há casos críticos, como os das usinas de Nova Ponte e Emborcação, ambas na região do Triângulo. Nelas, os reservatórios estão com cerca de um quinto de sua capacidade de armazenamento – 18,99% em Emborcação e 22,59% em Nova Ponte. Das 20 usinas que compõem o Sistema Centro-Oeste/Sudeste, em mais da metade, 11, 0 nível de água ainda estava em menos de 50%.

Em todo o país, o recorde de enchimento pertence ao lago da usina de Três Marias, na região Central de Minas, que está com 78,8% de sua capacidade ocupada, depois de enfrentar seguidos anos com um nível muito baixo de água. No extremo oposto a Três Marias está a usina de Machadinho, no Rio Uruguai, no sul do país. Lá, apenas 12,2% da capacidade de armazenamento do reservatório está preenchida.

Para saber a situação de todos os reservatórios, clique aqui.

 

 

Sobre CPD

Veja Também

SME mantém atividades suspensas, atendendo em regime de plantão, pela manhã

COMUNICADO Em sintonia com as recomendações das autoridades da área de saúde relativamente ao combate …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.