Home / Destaque / Carreiras: liderança exige superação de muitos desafios

Carreiras: liderança exige superação de muitos desafios

Se as regras estão mudando para quem pretende ingressar no mercado de trabalho, o mesmo ocorre para quem já está nele e busca um cargo de liderança na empresa onde trabalha. Não é tarefa simples. Exige superar muitos desafios. O principal deles, segundo a engenheira Sônia Jordão, uma especialista no treinamento de profissionais para o exercício de cargos de liderança, é o da comunicação, especialmente agora, que boa parte dos profissionais estão trabalhando em home office. “Esse talvez seja o grande desafio do momento”, pontua Sônia Jordão.

Para ela, outros desafios decorrentes do cenário criado pela pandemia são o de manter a coesão em um momento de redução de equipes e sobrecarga de trabalho e, ao mesmo tempo, conseguir o engajamento dos funcionários. Como solução para esse problema, ela sugere a adoção de projetos colaborativos.

Independentemente da pandemia, o exercício da liderança exige de quem ocupa uma posição dessa, o conhecimento pleno das potencialidades de cada um de seus liderados, exige saber o que eles querem e o que os motiva. “Tem gente que está ali para crescer. Tem gente que esta ali para aprender. Se o que você faz não o ajuda e ele não aprende nada, ele não vai ficar com você”, afirma Sônia Jordão.

Sônia Jordão considera a comunicação o principal desafio de hoje Foto: SME/Divulgação

Ela também recomenda que quem exerce função de liderança se cerque de pessoas que completem as habilidades que não possui. “Se você não é bom em comunicação, traz alguém de comunicação para te ajudar. Se não é bom de planejamento, traz alguém que é bom de planejamento”. Trata-se de um erro pensar que essas pessoas irão corroer sua liderança. “Tem gente que morre de medo de fazer isso”, ironiza Sônia Jordão.

Liderança natural – Outra ação, a seu ver importante é saber identificar na equipe quem são as pessoas que têm autoridade, ou seja, a quem os integrantes de sua equipe, de certa forma dão ouvidos. “Se elas o ouvem, é porque aquela pessoa tem uma autoridade por alguma coisa, ou então ele é o líder nato, é aquele que todo mundo adora”, explica Sônia Jordão, que aconselha, nestes casos, que a pessoa em uma posição de chefia trabalhe para que esse “líder nato” esteja ao seu lado. “Traz ele para o seu lado, porque senão vai ser difícil conseguir um bom resultado para a sua equipe”, sugere.

Especificamente no caso dos engenheiros, ela enxerga pontos fracos que precisam ser melhor trabalhados por quem almeja um cargo de chefia ou pretende manter-se nele. O primeiro deles é a grande dificuldade de delegar tarefas. “Muitos engenheiros costumam ser centralizadores e, com isso, acabam sobrecarregados e precisam trabalhar até fora do horário. Além disso, não permitem a seus liderados se desenvolver, o que pode até desgastar toda a equipe”.

Outro problema muito comum entre os engenheiros é o excessivo valor dado ao que é exato, ao que é perfeito, sem levar em conta que o exercício desse tipo de função exige tolerância ao erro e compreensão com as falhas, características que, de acordo com Sônia Jordão, o engenheiro muitas vezes não possui. “Um grande desafio dos engenheiros é liderar, uma vez que são da área de exatas e em suas graduações não aprendem quase nada de gestão e relacionamento humano. Muitas vezes precisam aprender no dia a dia e, às vezes, até de uma forma nada agradável”, afirma ela.

Para ser um bom líder

Defina, planeje e acompanhe

Planejamento e controle foram feitos para serem seguidos passo a passo

Comunique-se com a equipe

E tem que comunicar bem, pois a comunicação é uma via de mão dupla. A mensagem só vai ser compreendida por quem estiver naquela mesma frequência

Motive a equipe

Motivação é uma coisa implícita de todas as pessoas, mas o líder tem que dar a ignição, tem que conseguir motivar a equipe

Organize sistemas, administração e administração do tempo

Ter isso funcionando bem é muito importante para quem é líder. Cuide bem disso

Seja exemplar

Você pode ser um líder e não estar liderando

SME/Assessoria de Comunicação

Sobre CPD

Veja Também

SME adia eleição; registro de chapas vai até 2 de outubro; voto será eletrônico

Tendo em vista o aumento dos casos de Covid-19 no Estado e a impossibilidade de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.