Home / Notícias / Empresas juniores de Engenharia

Empresas juniores de Engenharia

Experiência para quem faz parte e serviço de qualidade para quem contrata 

Estar em uma cidade histórica, que não possui um mercado aquecido na área da construção civil é um dos grandes desafios da Civil Jr, empresa júnior do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Ouro Preto. Fundada em 1996, é a segunda mais antiga da universidade.  

Como as demais empresas juniores, a Civil Jr é uma associação civil sem fins lucrativos, gerida exclusivamente por estudantes de graduação e com o suporte de professores e profissionais da área.  Seu campo de atuação abrange sete tipos de projetos: topográfico, arquitetônico, elétrico, hidrossanitário, estrutural, de incêndio e de minoração acústica.  

Para o Diretor-Presidente da Civil Jr, Valmir de Paulo Bernardes, a localização pode ser um desafio para a empresa, mas a vontade de aprender e satisfazer os clientes é o que os move a cada dia. “Contamos com uma equipe unida, empenhada e capaz de criar soluções viáveis, inovadoras e de excelência. Isso só é possível porque a equipe é alinhada com a estratégia da empresa de focar na satisfação das pessoas: clientes e membros”, comenta Valmir.  

Toda essa dedicação da equipe resulta em serviços de qualidade para os clientes, e o que é melhor, com baixo custo. “Nossos serviços possuem preços menores quando comparados aos do mercado sênior, o que os tornam mais inclusivos para pessoas de baixa renda e pequenas empresas. Apesar de serem mais baratos contam com a mesma qualidade, já que as pessoas que os executam possuem sede por aprender e demonstrar que são capazes”, explica.  

Em uma empresa júnior, os benefícios são uma via de mão dupla. Os clientes ganham e a equipe ganha também. Valmir relata que nos três anos em que faz parte do time da Civil Jr já teve crescimentos significativos, tanto no âmbito profissional como pessoal.  “Essa experiência me transformou. Hoje tenho consciência do que quero para o meu futuro, pois me conheço melhor. Me tornou mais responsável, desenvolveu minha comunicação e meu senso crítico. Além disso, tenho a oportunidade de atuar com pessoas únicas e que me fazem entender a importância de respeitar as diferenças.  No âmbito profissional, além do conhecimento técnico adquirido, me proporcionou habilidades em gestão e vivência empresarial, de forma que hoje sou mais protagonista em minhas ações e escolhas”, conta Valmir, que hoje está com 23 anos e cursa o 7º período de Engenharia Civil.  

 

Projet 

Outra empresa júnior de engenharia, também da Universidade Federal de Ouro Preto, é a Projet. Fundada em 1999, a Projet é formada por graduandos do curso de Engenharia de Produção e atua no mercado em quatro áreas. Gestão de Pessoas, com os serviços de Avaliação de Desempenho, Descrição de Cargos e Pesquisa de Clima Organizacional. Gestão Estratégica, no qual oferecem Planejamento Estratégico e Pesquisa de Mercado. Na área de Gestão de Produção oferecem Análise de Custos, Análise de Produtividade, Gestão de Estoque, Planejamento e Controle da Produção (PCP), Planejamento Logístico e Planejamento Logístico de Eventos. Na última área, Gestão da Qualidade, proporcionam os serviços de Implementação do 5S, Plano de Layout e Mapeamento de Processos.  

À frente da empresa está o estudante do 5º período de Engenharia de Produção, Alexandre Magno de Melo, que buscou nessa experiência uma oportunidade de adquirir uma vivência prática da sua área de atuação.  “O que me fez entrar na empresa júnior foi a vontade de sair do comum, de não ficar só com as aulas teóricas e tentar realizar outras atividades na faculdade”, explica. 

Sobre os ganhos pessoais e profissionais, Alexandre Magno cita habilidades fundamentais, como autoconhecimento e liderança. “A Projet me proporcionou um grande crescimento em autoconhecimento e em como conviver bem com pessoas de culturas diferentes. De forma profissional, eu aprendi diversas técnicas de engenharia de produção, além de conhecer muito sobre conceitos empresariais e liderança dentro de uma equipe”. O Diretor-Presidente completa destacando a importância dessa experiência para todo o time da empresa. “Os antigos membros trabalham atualmente em grandes empresas, transformando o meio em que estão inseridos e utilizando de todos os aprendizados que tiveram na Projet”, finaliza. 

Civil Jr 

(31) 9 8595-6356 

E-mail: contato@civiljr.com

Projet 

Telefone: (31)98814-5622 / (31) 97564-7439 

E-mail: contato@projet.ufop.br 

Sobre Marina Duarte

Veja Também

Vamos fazer valer a Voz de Minas!

Paulo Brant adianta os primeiros passos no novo Governo do Estado e deseja que Minas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.