Home / Destaque / Márcio Trindade, ex-presidente da SME, faleceu hoje pela manhã

Márcio Trindade, ex-presidente da SME, faleceu hoje pela manhã

Faleceu hoje pela manhã o engenheiro Márcio Trindade, ex-presidente da SME por dois períodos, entre 2005 e 2011, e um dos grandes nomes da engenharia mineira. Márcio Trindade tinha 82 anos. Era engenheiro civil formado em 1962 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um entusiasta da engenharia e um associativista convicto, opinando sobre tudo com muita eloquência. “A engenharia mineira está de luto e, ao mesmo tempo, agradecida pelo empenho como ele atuou pela comunidade”, destacou o presidente da SME, Ronaldo Gusmão.

Embora com idade avançada, Márcio Trindade mantinha o vigor que sempre norteou sua vida. Esse vigor ele demonstrou, por exemplo, ao participar, em fevereiro último, de um dos eventos realizados pela SME. Para um auditório repleto de jovens engenheiros e estudantes de engenharia, ele discorreu, com entusiasmo, sobre a profissão e as possibilidade que oferece ao profissional que dela não se afasta. A receita para isso, segundo Márcio Trindade, era criar o tempo todo.

Em evento na SME, no início do ano, Márcio Trindade exortou os jovens a usarem a criatividade na engenharia Foto: SME/Divulgação

Durante o evento, ele citou citou um episódio ocorrido há algumas décadas, quando era empresário de engenharia e recebeu um profissional que se aposentou, queria continuar trabalhando, mas não sabia como. Para ajudá-lo, Márcio Trindade contou que começou a conversar com ele para analisar as possibilidades de trabalho. Ao final da conversa, chegaram a 21 atividades que ele poderia  desempenhar. “É preciso saber explorar as possibilidades. Isso acontece em todas as áreas. Às vezes, o exercício da profissão é monótono, chato, mas a inovação é importante. A essência da engenharia é sua capacidade de criar o tempo todo”, afirmou Márcio Trindade.

O engenheiro Marcos Sant’Anna, presidente do Conselho Deliberativo da SME também lamentou a morte de Márcio Trindade: “O engenheiro Márcio Trindade, que foi presidente da SME e poderia voltar a sê-lo a partir da próxima eleição, era, como todos sabem, um especial colega de turma, um engenheiro reconhecidamente competente, companheiro de todas as horas, amigo querido, quase irmão. Não existirão palavras suficientes para expressar nosso pesar”, afirmou Marcos Sant’Anna.

De seu filho, o também engenheiro Arthur Trindade, a SME recebeu a seguinte mensagem: “Márcio Damazio Trindade, um herói, um pai, um empresário e um amigo! Meu pai nos ensinou o verdadeiro valor do amor do seu jeito, um homem tão sábio e inteligente e tão doce ao mesmo tempo. Sua palavras e carinho sempre confortaram os corações e, certeza, ele continuará esse trabalho do lado de la! Um pai que representa um amor e o maior amor do mundo! Ele foi e é um grande herói, ele deixa essa vida física mas entra no coração de todos nós, deixando sua marca na história de cada um! Nós, a família, agradecemos o carinho, amor e oração de cada um! Conto com cada um para me ajudar a levar a história do meu pai adiante e jamais deixar apagar esse homem que ele é”, afirmou Arthur Trindade.

SME/Assessoria de Comunicação

Sobre CPD

Veja Também

Home office gera novos negócios para engenheiros e arquitetos

O avanço do home office trouxe mudanças significativas para a configuração das cidades. Mas está …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.