Home / Notícias / Mestre da Engenharia – Maeli Estrela Borges

Mestre da Engenharia – Maeli Estrela Borges

Maior atuação como engenheira sanitarista, Maeli Estrela Borges se dedica há mais de 30 anos ao ensino, com ênfase na Gestão de Resíduos Sólidos 

 

 

A frase preferida da engenheira Maeli Estrela é: “O saber, a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes” (Cora Coralina, poetisa goiana). Apoiadora, conselheira e incentivadora, em todos esses papéis Maeli atuou como socializadora do conhecimento para desenvolver a reflexão e crítica no aluno. 

Maeli é graduada há 50 anos como Engenheira Arquiteta Urbanista pela Escola de Arquitetura da UFMG, e atuou como engenheira sanitarista e professora de Higiene da Habitação e Conforto Ambiental no Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAMIH (1982 a 2007); professora da disciplina Saneamento do Meio no Curso de Medicina do Trabalho da Fundação Lucas Machado/ Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (1982 a 2000); e professora da disciplina de Resíduos Sólidos no Curso de Direito Ambiental do Centro de Atualização em Direito-CAD, nos últimos 20 anos. Ministrou e ministra cursos de pequena duração sobre Resíduos Sólidos na PUC-MG, CEFET-MG e Sociedade Mineira de Engenheiros – SME, entre outros.   

“Eu me identificava mais com as disciplinas relacionadas com ciências exatas e saneamento, e por ter sido incentivada pelos meus professores Dr. Hélio Lopes e João Boltshauser, resolvi fazer também o curso de Engenharia Sanitária na Escola de Engenharia da UFMG”, diz Maeli. Na UFMG cursou, como pré-requisito, algumas disciplinas de engenharia civil durante um ano porque o referido curso, na época, era só para engenheiros civis.   

Exemplo para os filhos 

O gosto pela tarefa de ensinar foi também assimilado pelos filhos. Leonardo Estrela Borges, advogado, é professor do Instituto Brasiliense de Direito Público-IDP-DF e consultor da CNI. A filha Lílian Estrela Borges Baldotto, agrônoma e bióloga, é professora na Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal. “Atualmente o maior desafio de educar é a perspectiva de, ao concluir um curso, o formando ficar fora do mercado de trabalho”, diz Maeli. Um conselho que Maeli daria a seus amigos? “Não desista de seus sonhos!”, enfatiza.  

Além de ensinar  

Dentre as suas realizações, além de ensinar, Maeli também atuou como Assessora de Engenharia Sanitária. O primeiro trabalho de Maeli foi o projeto arquitetônico do Centro de Profilaxia da Raiva da Secretaria Municipal de Saúde da PBH, construído no Bairro São Bernardo, em 1972, para abrigar os cães de rua e produzir vacina antirrábica. Na época, havia uma população muito grande de cães abandonados nas ruas e a possibilidade de transmissão da raiva canina.  

Em seguida participou como avaliadora dos produtos do Plano Diretor para a Limpeza Urbana de Belo Horizonte, elaborado por um consórcio composto pelas empresas NATRON Engenharia S.A., Escritório Técnico Enaldo Cravo Peixoto, ambas do Rio de Janeiro, e pela SANETEC, de Belo Horizonte.   

Este Plano deu origem à criação da autarquia Superintendência de Limpeza Urbana-SLU da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, que norteou a atuação da entidade com planejamento e autonomia financeira, administrativa e técnica.  

Na SLU foi admitida em 1973, e exerceu, por 34 anos, além do cargo de carreira, vários cargos comissionados: Assistente do Superintendente, Assessora Técnica, Chefe da Divisão de Planejamento, Chefe da Divisão de Operações, Chefe da Divisão de Destino Final do Lixo, Chefe do Departamento de Transportes, Diretora de Operações e Superintendente da SLU.   

A formação como arquiteta e urbanista foi também muito importante para desenvolver ações planejadas, a exemplo da implantação da Central de Tratamento de Resíduos de BH, do planejamento das atividades de limpeza urbana na Capital, e da descentralização operacional da SLU, que antecedeu a criação das Administrações Regionais da PBH.  

 

Sobre Marina Duarte

Veja Também

Dimensionamento de Sistemas Fotovoltaicos através do Aplicativo Estimate

Inscrições através do link: https://goo.gl/S2x8Th

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.