Home / Notícias / Opinião: Energia para todos

Opinião: Energia para todos

Por Virgínia Campos

 

Valendo-se do Dia Mundial da Energia, celebrado todos os anos no dia 29 de maio, o Grupo Assessor do Sistema ONU no Brasil para a Agenda 2030 lançou nesse ano um glossário que esclarece termos do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 7, sobre energia limpa e acessível. *

Energias Renováveis são as que possuem um ciclo de renovação, permanecendo disponíveis para utilização em escala de tempo humana (FGV Energia, ISSN 2358-5277). Essas fontes, representadas pelas energias eólica, solar, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCH), reconhecidamente reduzem a emissão de gases do efeito estufa (GEE) e se estabelecem com baixo impacto ambiental. Além disso, são consideradas fontes complementares porque no período de estiagem na região sudeste (menor geração das PCHs) a geração pode ser complementada pela energia eólica da região nordeste. São comuns também as regiões onde se observa uma sazonalidade diária, com a velocidade do vento maior durante a noite em associação diurna com a geração solar. Assim, o avanço das fontes renováveis complementares na matriz energética brasileira é desejável e necessária em consonância com os diversos compromissos firmados pelo Brasil em seu Programa Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC).

Não obstante as políticas públicas sinalizarem engajamento com uma matriz energética limpa, de baixo teor de carbono, nos últimos leilões (ACR) ocorridos em 2017 e 2018 o governo contratou 3,5% de PCH, 28,2% de Eólica, 24,9% de Solar, 4,8% de Biomassa e 38,61% de Térmica a Gás (fonte: ABRAGEL).

Portanto, trata-se de um dever do governo, das instituições, dos diversos setores da economia e dos cidadãos manterem-se empenhados na formulação de políticas de incentivo à utilização das fontes renováveis e complementares, cumprindo assim os compromissos de disponibilizar energia limpa e acessível para todos.

*Acesse o glossário aqui

Virgínia Campos –  Diretora Geral da Limiar Ambiental e Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da SME 

Sobre Marina Duarte

Veja Também

Rubens Menin recebe Prêmio Global de Empreendedor do Ano

Fundador da MRV engenharia foi escolhido entre profissionais de quase 50 países No dia 16 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.