Home / Notícias / Opinião: Energia renovável – Sua importância para o País

Opinião: Energia renovável – Sua importância para o País

Por Ênio Fonseca

A geração de energia elétrica é um forte indutor de criação de riqueza e renda, suportando boa parte das atividades produtivas e garantindo a melhoria da qualidade de vida da população.

O Brasil possui uma matriz energética predominantemente renovável, sendo referência mundial, com participação expressiva da energia hidráulica, e com taxas crescentes de oferta de energia eólica, solar e biomassa, o que nos coloca numa posição de liderança sob esse aspecto. Não obstante esse fato, existe um consenso entre especialistas que nossa matriz não pode prescindir de nenhuma fonte geradora, inclusive térmicas a óleo, gás e carvão mineral, além de nucleares, pois todas elas são necessárias para garantir um modelo adequado de desenvolvimento para o País. A segurança energética é dada pela diversificação das fontes em uma matriz energética equilibrada.

A matriz de geração elétrica brasileira em 2017 registrou 80,4% de fontes renováveis, muito superior ao indicador da comunidade econômica europeia, de 23,8% e mundial, de 23,6%.

A energia hidráulica é a mais importante fonte renovável, respondendo em 2017 por 67,9%, seguida pela biomassa com 9,0% e a eólica com 6,5%.

A eficiência energética complementa a estratégia mundial para reduzir as emissões de CO2 relacionadas à energia. O setor elétrico brasileiro emitiu, em média, 101,3 kg de CO2 para produzir 1 MWh, índice muito baixo quando comparado com países da União Europeia, EUA e China.

A Agência Internacional de Energia Renovável – Irena, concluiu que 30% a mais de investimentos globais em energia limpa e eficiência energética até 2050 podem criar mais de 19 milhões de empregos na área.

Podemos concluir que o Brasil já é liderança mundial na produção de energias renováveis e isso deve ser levado em conta na elaboração das políticas setoriais.

Ênio Fonseca- Vice-Presidente do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico

Sobre Marina Duarte

Veja Também

Inovação & Produção Tecnológica

Inscrições através do link: https://goo.gl/dWdCg2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.