Home / Destaque / SME abre espaço para abrigar projetos de inovação

SME abre espaço para abrigar projetos de inovação

A área central de Belo Horizonte está prestes a ganhar um novo e amplo espaço empresarial destinado a abrigar projetos na área de inovação. Trata-se dos novos andares do prédio sede da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME), cuja reforma está, em parte, chegando ao seu final.

Já disponíveis, no terceiro andar, estão o plenarinho e um amplo salão de 160 metros quadrados e sete salas de apoio. Circundando todo o andar, há uma varanda, que pode ser utilizada como espaço para que se tenha momentos para descontração, como normalmente ocorre em empresas ligadas à inovação tecnológica.

Plenarinho tem 40 lugares e foi utilizado pela primeira vez na Semana do Engenheiro, em dezembro do ano passado Fotos: SME/Divulgação

Salão do futuro coworking  tem área de 160 metros quadrados e sete salas de apoio, que podem ser utilizadas como salas de reunião 

Circundando todo espaço do futuro coworking, há uma varanda, que pode ser utilizada como espaço para que se tenha momentos para descontração, como normalmente ocorre em empresas ligadas à inovação tecnológica

Inovação – D acordo com o presidente da SME, Ronaldo Gusmão, o projeto da entidade é para que o espaço do coworking seja ocupado por startups ligadas à inovação. “Estamos abertos a empresas que tenham o desenvolvimento tecnológico como prioridade, já que esta é também uma prioridade da SME”, afirmou o presidente da entidade.

O salão de 160 metros quadrados está configurado, em sua estrutura elétrica, para receber seis conjuntos de estações de trabalho, totalizando 53 postos. O plenarinho, que já foi utilizado durante a Semana do Engenheiro, em dezembro do ano passado, tem 40 lugares. O acesso à internet é feito pela rede de wi-fire da própria SME, já disponível.

Em fase adiantada de obras, no quarto andar, está o auditório de 190 lugares dotado de sofisticado tratamento acústico que permitirá a realização de eventos, como palestras, sem a necessidade de amplificação eletrônica da voz, como ressalta o engenheiro civil  Misael de Jesus dos Santos Sá, coordenador das obras de revitalização do prédio da SME. No futuro auditório, as obras civis já estão concluídas. A próxima etapa será a instalação dos equipamentos de iluminação e som, bem como das poltronas.

Futuro auditório, de 190 lugares, tem tratamento acústico sofisticado e está com suas obras civis já concluídas

Os novos espaços fazem parte do projeto de revitalização do prédio da SME, que foi inaugurado em março de 1978 e serviu como sede da instituição até de 2005, quando foi transferida para o edifício sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), onde permaneceu até fevereiro de 2017.

O retorno à sede original foi precedido da reforma do segundo andar, onde está instalada a diretoria da SME. No mesmo andar, há uma sala de reuniões com capacidade para cerca de 40 pessoas e que é dotada de infraestrutura de som, projeção e internet. A sala já é utilizada para reuniões e palestras, da SME, de outras instituições e também de empresas. Há um ano, terminou a segunda parte do projeto de revitalização do edifício sede, que foi a reforma do salão nobre, um amplo espaço para eventos localizado no andar térreo e que comporta cerca de 600 pessoas.

Salão nobre está localizado no andar térreo e pode ser utilizado para vários tipos de eventos, comportando cerca de 600 pessoas

Sala de reuniões do segundo andar da sede tem capacidade para 40 pessoas e é dotada de infraestrutura de som, projeção e internet.A sala de reuniões do segundo andar e o saguão também compõem a infraestrutura oferecida pelo prédio, da qual faz parte, ainda, um estacionamento para 40 veículos, localizado em seu subsolo. Desta forma, a sede da SME é um espaço multiuso, capaz de atender às mais diversas demandas sem que seja necessário o usuário deslocar-se para outro local, podendo adequar seu evento aos diversos espaços lá existentes.

Sobre CPD

Veja Também

SME mantém atividades suspensas, atendendo em regime de plantão, pela manhã

COMUNICADO Em sintonia com as recomendações das autoridades da área de saúde relativamente ao combate …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.