Home / Destaque / SME discute situação do transporte como na pós-pandemia

SME discute situação do transporte como na pós-pandemia

Na pandemia, todos os setores da economia foram duramente atingidos. Um deles é o do transporte, que amargou redução tanto na área de cargas quanto de passageiros. Um dos mais afetados é o transporte aéreo, que estima perdas da ordem de até 85%. O transporte rodoviário de cargas contabiliza perdas de 43,9%. Entretanto, o maior impacto, a exigir grande reflexão e revisão de políticas públicas, foi sobre o transporte urbano de passageiros por ônibus, que acumula perdas de faturamento superiores a 50%. Em situação semelhante, encontram-se as operadoras de transporte metroferroviário, que apontam queda de receita da ordem de 80%.

Discutir a situação do setor de transportes no pós-pandemia é o objetivo da webinar que a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) promove nesta quinta-feira, a partir de 19h. Para a engenheira Patrícia Boson, organizadora do evento, nesse cenário de crise, a mobilidade urbana passa a ser um desafio, pois se o transporte público deixa de ser atraente pela aglomeração e risco maior de contaminação, o transporte individual tem como consequência o aumento dos níveis de poluição do ar.

“Quem não testemunhou no período o lockdown o céu mais azul e o ar mais puro, como resultado de menos carros na rua? Qual o modelo de mobilidade mais adequado e que deve ser pensado de forma a equilibrar a opção do transporte individual, sanitariamente seguro com a do transporte coletivo, de maior eficiência na qualidade do ar”, indaga Patrícia Boson.

Participarão do debate os engenheiros Adalberto Resende, que falará sobre a descarbonização no Transporte; Paulo Resende, da Fundação Dom Cabral (FDC), que falará sobre transporte e infraestrutura; e Eugênio Mattar, diretor-presidente da Localiza. Em sua fala, ele irá apontar o que muda na equação entre locação de veículos, transporte individual e transporte coletivo. O debate começa às 18h. Para participar, é preciso fazer inscrição pelo Syumpla.

SME/Assessoria de Comunicação

Sobre CPD

Veja Também

Eleições na SME serão em 3 de novembro. Participe!

O presidente da SME convoca os associados para a Assembleia Geral Extraordinária (AGE), a realizar-se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.