Home / Destaque / SME realiza seminário sobre inovação

SME realiza seminário sobre inovação

Quem pensa em investir em sistemas de inovação em sua empresa tem uma oportunidade de entender do que se trata e ter contato com experiências concretas de quem já está em campo há mais tempo. No próximo dia 21, a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) realiza o seminário “Fazendo a Inovação Acontecer”. Serão quatro painéis – dois pela manhã e dois à tarde.

“O objetivo é levar aos participantes receitas testadas e propostas acessíveis para empresas de todos os níveis. Pretendemos desmistificar a ideia de que inovação é uma ferramenta apenas para as empresas grandes”, afirma o engenheiro e diretor de Inovação da SME, Wilson Leal.

O primeiro painel – “Vantagens competitivas através da inovação” – será uma oportunidade que os participantes terão de ter um primeiro contato com o assunto. No segundo painel – “Como implementar a inovação” –, eles receberão informações sobre como colocar em prática medidas com esse objetivo.

Na parte da tarde, os participantes do seminário tomarão contato com a face mais visível da inovação, que são as startups. No evento, estarão representantes de dois hubs de inovação de base tecnológica: Fiemg Lab, patrocinado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e voltado para a indústria; e o Minig Hub, voltado para a área de mineração, além da Goldraft Consulting, empresa de consultoria empresarial especializada na Teoria das Restrições, desenvolvida pelo israelense Eliyahu Moshe Goldratt.

No encerramento, a intenção da SME é chamar a atenção dos presentes para a necessidade de as empresas realizarem mudanças em sua cultura organizacional. Wilson Leal preconiza, por exemplo, que o dono da empresa pare de acreditar que somente ele tem boas ideias, que o crescimento depende da contratação de mais funcionários e que os erros são imperdoáveis. Segundo ele, a implantação da inovação pressupõe a tolerância aos erros, como preconiza a empresa americana 3M. “Devemos ser tolerantes com os erros bem intencionados”, reforça Wilson Leal.

O seminário “Fazendo a inovação acontecer” será realizado no dia 21 de novembro, de 8h30 às 18h, na sede da SME, na rua Timbiras, 1.514, Centro. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo Sympla, em www.sympla.com/sme.

Sobre CPD

Veja Também

Minas pode perder R$ 700 milhões de compensação da FCA

Minas Gerais poderá perder recursos da ordem de R$ 700 milhões que seriam aplicados na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.