Quem Somos

Uma entidade quase centenária em defesa dos engenheiros e da engenharia

Criada há 92 anos, em 1931, a Sociedade Mineira de Engenheiros SME (www.sme.org.br) é uma entidade sem fins lucrativos que reúne todas as categorias de engenheiros, arquitetos e agrônomos. Sua missão é integrar, desenvolver e valorizar as engenharias e seus profissionais por meio do aprimoramento tecnológico, científico, sociocultural e econômico da sociedade, em especial, a de Minas Gerais.

Com sede própria desde 1974, a SME encontra-se localizada estrategicamente em Belo Horizonte à rua Timbiras 1514, no bairro de Lourdes, entre os principais eixos do circuito cultural da praça da Liberdade, próximo ao Memorial da Vale, Museu de Minas e do Metal, da Gerdau, da Universidade do Estado de Minhas Gerais (UEMG) e da Academia Mineira de Letras, entre outros equipamentos de educação, cultura e lazer.

A SME é reconhecida como uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), pela Lei 1313, de 14 de novembro de 1955, do Governo de Minas, e pela Lei 2034, de 28 de dezembro de 1971, da Prefeitura de Belo Horizonte.

Missão

Integrar, desenvolver e valorizar a Engenharia, a Arquitetura, a Agronomia e seus profissionais, contribuindo para o aprimoramento tecnológico, científico, sócio-cultural e econômico da sociedade, em especial, a de Minas Gerais.

Visão

Tornar-se órgão de referência na promoção da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia e em procedimentos de integração das empresas e profissionais destes setores.

Princípios e Valores

Legalidade: com estrito cumprimento da legislação vigente e seus atos constitutivos;

Impessoalidade: com processos decisórios imparciais;

Moralidade: com escolhas da gestão em bases éticas e íntegras;

Publicidade: com a divulgação de seus atos e fatos para conhecimento de qualquer pessoa interessada;

Economicidade: com base na maior relação custo-benefício, otimizando a aplicação dos recursos da entidade da forma mais vantajosa e justa;

Eficiência: com o estabelecimento de metas, formulação de projetos e avaliação de resultados.