Virtual este ano, Minascon discute tendências para a construção nos próximos anos

Em tempos de pandemia, o principal evento mineiro na área de construção, o Minascon, este ano em sua 17ª edição, também será realizado de forma virtual. Serão quatro dias, entre 16 e 19 deste mês, com mais de 50 congressos, palestras, workshops, além de uma feira virtual em 3D, para toda a cadeia produtiva da indústria da construção. A expectativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) e da Federação das Indústrias no Estado de Minas Gerais (Fiemg), organizadoras do evento, é que mais de 15 mil pessoas participem, virtualmente, do 17º Minascon.

Graças às facilidades propiciadas pelo avanço da tecnologia on-line, o Minascon deste ano terá vários debates em que os palestrantes estarão no exterior. Diretamente de Barcelona, Daliela Espanã conversará com Ignasi Perez e o professor e arquiteto Affonso Orciuoli sobre as principais inovações em curso naquele país na área de construção, que incluirá 3D Printing, 3D Building Printing e construção paramétrica.

Dos Estados Unidos, a Arena Virtual de Cases Internacionais irá mostrar casos reais de empresas americanas focadas em soluções e inovações na indústria da construção. Do planejamento urbano, passando pelos novos materiais de alta tecnologia até as mais recentes metodologias e processos, nessa sessão será possível também ter acesso a diversas oportunidades de cooperação internacional na área de construção. Eventos semelhantes mostrarão casos de sucesso em Hong Kong e Emirados.

Regulamentação – Além do debate de soluções que estão sendo implementadas no exterior, o evento irá discutir temas mais diretamente relacionados ao dia a dia da construção civil no Brasil, como as recentes mudanças nas normas de regulamentação do setor, a utilização de vidros eficientes na etiquetagem compulsória de edificações e as orientações sobre como atrair bons investidores e ter relações saudáveis com eles. Os palestrantes também irão mostrar oportunidades tributárias que surgem em permutas e as novas regras para aumentar os resultados nos negócios imobiliários.

O Minascon irá abrir espaço para a apresentação de projetos na área de inovação, como será a palestra sobre o uso da inteligência artificial no marketing da construção civil. A incorporadora Cyrela irá apresentar casos de sucesso nas parcerias que tem com startups voltadas para a construção civil. Do Paraná, virão outros exemplos de startups bem sucedidas, em um programa de aceleração financiado pelo Sebrae daquele Estado.

O Minascon tem espaço reservado para eventos com vários dos segmentos que formam a cadeia produtiva da construção civil, da indústria de cimento às empresas que atuam na comercialização de imóveis, que se reunirão, durante o evento, no 2º Congresso Imobiliário. O evento da indústria cimenteira irá apresentar as inovações tecnológicas e os novos usos para o cimento na construção.

Evento terá feira virtual com estandes em 3D para que fornecedores possam apresentar seus produtos Foto: Minascon/Divulgação

Feira Virtual – Mesmo sendo um evento virtual, haverá espaço para que os fornecedores do setor possam apresentar seus produtos. O Minascon terá uma feira virtual com estandes em 3D para que os visitantes possam entrar em contato com as empresas participantes. Haverá, tal como nas edições presenciais, eventos setoriais – a Praça do Concreto e a Casa da Cerâmica, que reunirão, virtualmente, as duas cadeias produtivas.

A proposta é propiciar que o participante possa realizar, de forma digital, um tour pela praça, dando maior visibilidade aos produtos desenvolvidos pelos dois segmentos da indústria. Além disso, os profissionais poderão participar de vários eventos da programação que são diretamente relacionados ao segmento.

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de Minas Gerais (Siprocimg), Lúcio Silva, a Praça de Concreto faz parte da programação do Minascon desde a sua primeira edição e, este ano, não poderia ser diferente. “Unir representantes do nosso setor na Praça de Concreto fortalece os vínculos comerciais já estabelecidos e ainda contribui para nos mantermos atualizados sobre as tendências”, afirma Lúcio Silva.

Teodomiro Diniz considera o Minascon o ponto alto da indústria da construção em Minas

Ponto alto – Para o vice-presidente da Fiemg, Teodomiro Diniz, o Minascon é um evento muito importante porque é o ponto alto da integração dos diversos atores que formam a indústria da construção civil no Estado, reunindo da reforma à construção, da indústria ao varejo, do projeto à entrega das chaves.

Para o presidente do Sebrae-MG, Afonso Maria Rocha, a crise criada pela pandemia não arrefeceu os negócios da construção civil em Minas. Muitos pequenos negócios tiveram que se adaptar ao novo cenário, reduzindo custos e avançando no processo de transformação digital. Para ele, tanto no modelo presencial, quanto no virtual, o evento terá o mesmo sentido, o de apresentar as novidades e tendências nacionais e internacionais do setor, além de disseminar conhecimentos sobre gestão, metodologias e inovações que poderão dar mais fôlego às empresas neste período de pandemia”, afirma o presidente do Sebrae-MG.

As inscrições para o Minascon são feitas pelo Sympla, em www.sympla.com.br

SME/Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *